Em outubro de 2011 deu início ao seu trabalho pedagógico na Academia de Música de Cracóvia, onde leciona trompa e música de câmara.
Formou-se com louvor na Academia de Música em Cracóvia, na turma do Prof. adjunto Kazimierz Pamuła. Ao mesmo tempo, recebeu o diploma de conclusão de estudos na Hochschüle für Musik em Karlsruhe (Alemanha), onde nos anos 2002-2007 se aperfeiçoou na turma de renome mundial do trompista Prof. Will Sanders - solista da Bayerische Rundfunk Symphonieorchester e da Orquestra do Teatro Wagneriano em Bayreuth. Lá também aprendeu a tocar as cornetas barroca e clássica, a trompa soprano e a tuba wagneriana. No ano acadêmico 2007/08 aprofundou suas habilidades no Conservatório de Música em Maastricht (Holanda) como parte do programa Master of Music, também na turma do Prof. W. Sanders. Além disso, participou de muitos cursos de aperfeiçoamento para trompistas na Polônia, Alemanha, Áustria e nos Estados Unidos, com professores como Radovan Vlatkovic, Dale Clevenger, Marie-Luise Neunecker, Erich Penzel, Wolfgang Gaag, Christian Lampert, Peter Damm, Michael Höltzel, entre outros. Sobre seu aprendizado exerceram significativamente seu primeiro professor, o mestre Mariusz Ziętek, assim como o mestre Jacek Muzyk e o Prof. adjunto Zdzisław Stolarczyk. Em fevereiro de 2003 esteve em Houston (EUA) onde teve aulas com o trompista virtuose Prof. William VerMeulen, e cujo trabalho pôde observar na renomada turma de trompa americana. Em 2011 recebeu, na Academia de Música de Cracóvia, o título acadêmico de Doutor na disciplina Artística Instrumentalistica.
Foi finalista de concursos nacionais. Foi premiado várias vezes com bolsas de estudo do Ministério da Cultura da República da Polônia, Bolsa Artística do Presidente da Cidade de Cracóvia e bolsa do Deutscher Akademischer Austausch Dienst.
Apresentou-se diversas vezes como solista de orquestra. No período de 2001/02 anterior à viagem à Alemanha apresentou-se na cadeira de 1o trompista da orquestra Capella Cracoviensis. Coopera com diversas orquestras sinfônicas como a Filarmônico de Cracóvia, Rádio Orquestra Sinfônica de Cracóvia , Bachsolisten Munique, Beethoven Academy Orchestra, Opera de Cracóvia , dentre outras; com as quais participou de concertos nas salas de maior prestígio na Polônia e no exterior: Filharmônica em Colonha, Herkulessaal em Munique, Filharmônica Real em Oslo, Alte Oper em Frankfurt, Gewandhaus em Leipzig, Suntory Hall em Tóquio, Royce Hall em Los Angeles, Tonhalle em Zurique, Kongresszentrum em Lucerne, Palacio Estatal no Kremlin, Konzerthaus em Berlim, Beethovenhalle em Bonn, Festspielhaus em Baden - Baden, Musikhalle em Hamburgo. Tocou também na cadeira de 1° trompista em cursos orquestrais em Idyllwild (EUA) e em Pleystein (Alemanha), e ainda em Bayreuth (Alemanha) onde tocou a parte da tuba wagneriana.
Desde o ano de 2008 leciona trompa na Escola de Música de 1° e 2º graus Bronisław Rutkowski em Cracóvia. Fala fluentemente o inglês e o alemão, e em nível intermediário o russo e o espanhol.
Dr. Wojciech Kamionka é membro do International Horn Society.